domingo, 20 de maio de 2012

Seção: "Ahhhh! O Cerraaado!!"

Dentre os biomas brasileiros, posso dizer que pelo Cerrado foi amor à primeira vista ! É por isso que estou criando uma seção especial para ele. Além disso, tenho diversos causos e imagens amadoras e, mesmo assim fantásticas, deste ambiente. Para começar, irei apresentar o famoso Pequi ! 
Esse na foto é um pé de pequi... Infelizmente, eles estavam muito verdes e a nossa tentativa de catar alguns para comer não deu muito certo. Em compensação, quando o Luis foi visitar a avó dele em Minas, trouxe o equivalente a quase 50kg desse trem ! rs Com galinha e arroz é o que há!


Mas tem que ter muito cuidado na hora de comê-lo, pois próximo ao caroço existem diversos espinhos muito finos. Pode parecer sem graça para muitos... sempre me perguntam que graça preparar um caroço e apenas raspá-lo depois ? Mas, cá prá nós, um pequi bem preparado com arroz é uma delícia!! Além das várias vitaminas ! O pequi é considerado a “carne” do Cerrado. Além das proteínas, poliglicerídeos e carboidratos necessários ao organismo, contém alto teor de pró-vitamina "A" em sua polpa (revista.fapemig.br/11/pequi). Além do fruto, a flor do pequi é muito linda e os frutos maduros tem um cheiro muito gostoso quando partem.

Muito apreciado em Minas (região norte) e Goiás, esse fruto compõe a nossa culinária brasileira. Vamos valorizar o que é nosso, meu povo!!! O que o Brasil tem de melhor, nenhum outro lugar do mundo tem !! E é vasta a nossa biodiversidade ! 
Pequi 
Classe: Magnoliopdida (Dicotiledonae) 
Ordem: Guttiferales 
Família: Caryocaraceae 
Nome Científico: Caryocar brasiliense Camb. 
Nomes Populares: Pequi (MG, SP); Piqui (MT); Piquiá-bravo; Amêndoa-de-espinho, Grão-pequiá; Pequiá-pedra; Pequerim; Suari; Piquiá. 
Ocorrência: Cerradão Distrófico e Mesotrófico, Cerrado Denso, Cerrado, Cerrado Ralo e Mata Seca. Distribuição: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins. 
Floração: agosto a novembro (pico em setembro) 
Frutificação: novembro a fevereiro. 

Mais informações
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pequi/pequi.php 
http://www.centraldocerrado.org.br/pequi-caryocar-brasiliense-camb.html/ 
Flor do Pequi: http://www.fotoaventura.com.br/html/foto.php?codigoFoto=379 
Fruto do Pequi: http://www.emater.go.gov.br/w/1163#dsc02204